quinta-feira, 1 de julho de 2010

Dane Rudhyar

Dane Rudhyar nasceu em Paris, em 23 de março de 1895. Aos 12 anos em razão de uma doença grave ele guiou para a música o seu desenvolvimento intelectual para compensar sua falta de agilidade física. Ele estudou na Sorbonne, Universidade de Paris (graduado aos 16 anos de idade) e no Conservatório de Paris. Seus primeiros empreendimentos em filosofia e sua associação com a comunidade artística em Paris levou a sua convicção de que toda a existência é cíclica por natureza.

Sua música o levou a Nova York em 1916, onde compôs algumas das primeiras primeiras politonais realizados nos Estados Unidos. Ele também conheceu Sasaki Roshi, um dos primeiros professores japoneses Zen nos Estados Unidos, que o levou ao estudo da filosofia oriental e ocultismo. Seu interesse foi estimulado por sua associação com a Teosofia, que começou quando ele foi convidado a compor música para uma produção na sede da sociedade, em Los Angeles em 1920. Rudhyar se tornou um cidadão naturalizado dos Estados Unidos em 1926. Ele ficou na Califórnia e em 1930 casou-se com Marla Contento, secretária independente da Theosophist Will Levington Comfort. Ela apresenta Rudhyar a Marc Edmund Jones, que por sua vez, apresentou-o a astrologia.

Rudhyar aprendeu astrologia durante um período em que ele também estava estudando os escritos psicológicos de Carl G. Jung, e ele começou a pensar em termos de levar a astrologia e psicologia junguiana juntas. O casamento superou alguns problemas básicos da astrologia, incluindo a sua abordagem determinística para a vida e os problemas da designação de um agente agradável para produzir os efeitos astrológicos. Rudhyar postulou que as estrelas não causam os efeitos observados na vida humana, mas eram fotos "synchronistically" alinhadas aos seres humanos. Elas detalham as forças psicológicas dos indivíduos, mas não substituiem a liberdade humana na resposta a essas forças, disse. Ele chamou a sua nova interpretação de astrologia "harmônica" e como as idéias amadureceram rebatizou-a de astrologia "humanista", o tema do seu livro monumental, The Astrology of Personality, publicado em 1936. Um amigo, teosofista Alice A. Bailey (a pessoa que inventou o termo "Nova Era"), estimulou o desenvolvimento de seu pensamento e publicou seu livro.

Durante as próximas duas décadas Rudhyar continuou a escrever e dar palestras sobre astrologia, mas quando ele foi homenageado no seio da comunidade astrológica, ele era pouco conhecido fora dela. Assim foi até os anos 1970, quando o movimento New Age surgiu, que grandes editoras o descobriram e começaram a publicar seus escritos: o primeiro foi A Prática da Astrologia, publicado em 1970 pela Penguin Books.

Em 1969 Rudhyar fundou o Comitê Internacional para a Astrologia Humanística, uma pequena sociedade profissional que trabalhava no desenvolvimento de sua perspectiva. Ele começou um dos períodos mais fecundos da sua vida, escrevendo vários livros por ano para a próxima década. Ele começou a absorver os conhecimentos de astrologia transpessoal, que se concentraram em explorar estados alteradas e exaltados de percepção, e, em meados da década de 1970 se mudou para além da astrologia humanista do que ele chamou de "astrologia transpessoal." Ele também começou a refletir sobre o movimento da Nova Era e escreveu vários volumes mais sofisticados sobre a consciência planetária e a filosofia New Age.

Dane Rudhyar morreu 13 de setembro de 1985, em San Francisco, Califórnia.

Rudhyar Archival Project

Natal Chart - Dane Rudhyar 


Nenhum comentário:

Postar um comentário